Thursday, July 17, 2008

A Pattern Language

A pattern language, 1977 *

É o livro mais conhecido de Alexander. Nesse livro o autor sugere 253 padrões que formam uma linguagem que pode ser usada na concepção de espaços. O autor começa falando sobre região, depois vai ficando mais específico e fala da cidade, do bairro, do edifício, da construção, até chegar nos detalhes. Cada padrão é descrito segundo o seu conflito, a sua solução e a sua justificativa. Todos os padrões são interconectados entre si através de uma linguagem. Para cada padrão há padrões associados, tanto os mais detalhados (sub-padrões), quanto os mais gerais.

Alexander procura inspirar os planejadores a construir uma linguagem própria (o que é geralmente ignorado pelos seus críticos). Os padrões sugeridos por ele devem ser interpretados como sugestões. A partir dos padrões sugeridos, é possível completá-los e reconstruí-los segundo as especificidades de cada lugar.

A discussão do Processo de Construção sugerido por Alexander é muito controverso entre os intelectuais. Alexander dá ênfase ao "desenho in loco" numa escala 1:1, criticando aqueles que desenham sobre uma folha de papel.

* tradução livre do texto de Dirk Donath
http://gonzo.uni-weimar.de/~donath/c-alexander98/ca98-html.htm

No comments: