Thursday, July 17, 2008

A percepção da paisagem e o ensino do paisagismo segundo Peter Latz


Segundo Peter Latz: "A paisagem só existe na nossa cabeça. Cada pessoa a percebe e a monta mentalmente de uma maneira particular. Ou seja, é uma construção mental que cada indivíduo cria da sua própria maneira. (...) Diversos padrões de associação são ativados concomitantemente ao processo concreto de percepção de uma paisagem, influenciando crucialmente a percepção do espaço e a sua interpretação. (...) Não seria a lembrança de um gramado florido com seu perfume, o cantar dos pássaros ou o ar doce que nos leva a consider bela uma paisagem? Não seria o frio que queima o rosto, o vento fresco que sopra nos cabelos, a neve pulverizada que cobre os sapatos que nos fazem sentir que estamos gozando de uma paisagem bonita? O espaço não existe acima de tudo para nos possibilitar a vivência de experiências?".

No livro "The Syntax Of Landscape,The Landscape Architecture of Peter Latz and Partners", Udo Weilacher escreve:

"Uma das dificuldades básicas da atualidade, cuja percepção é fortemente marcada pelo visual (...), é tornar possível a compreensão de que a paisagem não existe apenas no plano visual. Muito mais do que um cenário, ela é uma soma de supostamente infinitos componentes, muitos deles invisíveis, que são intimamente interdependentes e marcam a essência, o signficado e a percepção. (...) "

"Peter Latz entende a paisagem como um arranjo espacial construído, que está em constante e dinâmica transformação - e é freqüêntemente influenciado por interações imprevisíveis -, e nunca atinge um estágio-clímax definitivo e estático".

"Para Peter Latz, o Paisagismo não é apenas uma ciência que dedica-se à produção do ambiente construído e suas associações - e seus alunos tiram proveito desta visão de amplos horizontes. Como não é possível a profissão abarcar todos os campos, para suprir de maneira diferenciada os temas paisagísticos que são relavantes para o arquiteto-paisagista, é importante que haja um trabalho conjunto interdisciplinar no ensino universitário da profissão em que disciplinas vizinhas sejam combinadas à grade curricular do aluno - tais como a engenharia florestal, a dendrologia, a geobotânica, a ecologia, a arquitetura, a engenharia civil, o urbanismo e outras."

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